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Xbox One vai utilizar apenas 90% da GPU; veja mais sobre o funcionamento do console

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Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft
Como se já não bastasse a ira dos fãs quanto ao fato da Microsoft não estar focada no poderio gráfico quando o assunto é o Xbox One, um vazamento sobre o funcionamento do console pode ter piorado a situação ainda mais. Segundo o rumor, ainda não confirmado, o aparelho usará apenas 90% do potencial de sua GPU, reservando ainda menos espaço para a renderização de visuais.

As informações mostram os “estados” do console, ou seja, os diferentes modos de operação do Xbox One e a maneira pela qual o video game será capaz de retormar a ação dos títulos exatamente de onde o jogador parou. A rapidez é tanta que nem mesmo telas iniciais serão exibidas, com o console operando mais ou menos como os “salvamentos do estado” dos emuladores.

Os cinco estados são os seguintes:

  • Running, ou em funcionamento: um game está carregado e funcionando normalmente, em tela cheia, e pode ser jogado pelo usuário. O título tem total acesso aos recursos do sistema: seis núcleos da CPU, 90% de processamento da GPU e 5 GB de memória RAM;
  • Constrained, ou “forçado”: um game está carregado e rodando, mas tem acesso limitado à memória por estar em segundo plano, funcionando em uma pequena área da tela ou totalmente oculto. Não é possível interagir com ele e o acesso aos recursos acontece da seguinte forma: quatro núcleos da CPU, 5 GB de memória RAM e 45% da GPU (caso o jogo esteja em exibição) ou 10% (caso esteja oculto);
  • Suspended, ou suspenso: um game está carregado na memória mas não está rodando. Todos os processos relacionados são interrompidos e não há acesso à CPU ou GPU, apenas aos 5 GB de memória RAM;
  • NotRunning, ou não rodando: o game não está carregado na memória nem rodando e não existem informações de histórico sobre sua última execução. Isso acontece quando um título nunca foi colocado no console, caso ele trave durante o funcionamento ou ocorram problemas no processo de suspensão, resultando em seu fechamento. Nenhum acesso aos recursos do sistema é realizado;
  • Terminated, ou terminado: o game não está carregado na memória nem rodando, portanto, não utiliza recursos do sistema. Sua finalização, porém, ocorreu sem problemas e o estado final foi salvo, permitindo que ele seja reiniciado exatamente do mesmo ponto da próxima vez.

O que mais importa para você: poder gráfico ou praticidade? Pelo jeito, uma das grandes disputas da próxima geração se dará nesse campo.

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