Voxel

XMA: último dia de feira decide campeões do eSport; confira o nosso resumão

Último Vídeo

Depois de curtir três dias repletos de jogatina, chegamos ao final de mais uma XMA Mega Arena. Mesmo com o feriadão prolongado, muita gente colocou o descanso de lado para vir se esbaldar no meio de outros fãs de games, curtindo estações de jogos, apresentações de youtubers e outras atrações dedicadas ao público geek. Se não conseguiu comparecer ao local desta vez, não se preocupe, já que preparamos um resumo bem recheado de tudo que aconteceu no domingo (3).

Apesar de ser um dia de encerramento para o evento, se engana quem acha que a data foi menos agitada ou foi mais contida de emoções fortes para quem resolver bater perna pelo São Paulo Exhibition & Convention Center, na capital paulista. Não poderia ser diferente, já que o pavilhão foi o cenário para nada menos do que três finalíssimas em diferentes modalidades de eSports, sagrando os campeões desta edição da feira.

O poderoso DotA 2 e veteranos do Counter

O dia começou cedo para quem resolveu curtir o que rolava no amplo espaço dedicado aos esportes eletrônicos. Isso porque pouco tempo depois da abertura dos portões rolaram os primeiros pipocos entre equipes formadas por alguns veteranos do CS, que deram um gostinho de suas habilidades em um showmatch de Counter-Strike: Global Offensive. Alguns deles pareciam estar meio enferrujados, mas isso não atrapalhou a diversão de modo algum.

Claro que a brincadeira foi um mero aquecimento para o game que viria a seguir e decidiria o primeiro campeão da edição 2015 da XMA: DotA 2. A primeira partida entre Pain Gaming e INTZ começou por volta do meio-dia e mostrou que a disputa pelo caneco não seria fácil. A Pain conseguiu abrir uma boa vantagem logo de cara, desacelerou um pouco, quase deu espaço para a INTZ, mas voltou rasgando para tomar o jogo para si.

Na segunda disputa, as equipes entraram em combates ferrenhos e trocaram a dianteira no placar por mais de 40 minutos. O empate técnico, porém, logo deu lugar a um ataque certeiro e fulminante da Pain, que dizimou a defesa da INTZ, eliminando qualquer resistência e se sagrando campeão do torneio com um sonoro 2 a 0.

Balas voando e toda emoção do League of Legends

Os participantes dos confrontos de Point Blank não tiveram dó do coração do público presente e deram um show de habilidade no telão que exibiu as partidas do FPS. Se nos outros dias do torneio placares elástico e vitórias duplas dos times vencedores marcaram as disputas, neste domingo a coisa foi bem diferente. O primeiro mapa ainda teve um gostinho dos dias anteriores, com a Game7 vencendo a Binkis sem muitas dificuldades e apresentando uma boa vantagem na pontuação final.

A Binkis não se deixou abalar e voltou com bastante força para a segunda partida, sufocando as jogadas dos oponentes e levando o game para a disputa decisiva. Na última arena, cada equipe parece ter jogado com todas as forças que tinham e proporcionaram um espetáculo aos visitantes da XMA, em um combate acirrado que começou com a liderança da Game7, mas se encerrou com a vitória definitiva da Binkis.

Como já era esperado, a finalíssima de LoL atraiu uma multidão para perto do palco, com a galera da torcida fazendo muito barulho e provando que a paixão dos aficionados pelo MOBA desenvolvido pela Riot é extraordinária. A partida inicial foi bastante parelha durante a primeira meia hora de jogatina, com INTZ e Pain Gaming criando ótimas oportunidades de luta e se alternando na posição mais alta do placar. Porém, em pouco tempo, Revolta e seus companheiros impuseram seu ritmo de jogo e marcaram 1 a 0, para delírio de seu fãs.

O segundo embate foi mais contido, com os time se arriscando menos e apostando na falha do adversário. A Pain teve paciência, aproveitou uma boa jogada por volta dos 45 minutos e abriu caminho para destruir o nexus inimigo, empatando o duelo e levando a decisão para um terceiro turno. A INTZ entrou focada no último jogo e destruiu progressivamente as defesas da Pain, sem dar chances para o inimigo e forçando a vitória em pouco mais de 30 minutos de partida e se tornando a grande campeã da XMA deste ano.

--

Essa foi uma geral de tudo que aconteceu nesse dia derradeiro da edição 2015 da XMA Mega Arena. Se você perdeu alguma coisa do que aconteceu nesses quatro dias de evento, não deixe de conferir os outros apanhados feitos pela equipe do TecMundo Games – na quinta, sexta e sábado – e aproveite para ver um pouco de tudo que rolou através do nosso hotsite, que está recheado de matérias e entrevistas da feira.

E aí, conseguiu comparecer e aproveitar as sessões de jogatina? Veio só para ver seus youtubers favoritos? Seu time de coração ganhou em alguma das disputas realizadas durante a XMA? Conte para a gente o que achou do evento mais abaixo, na seção de comentários. Nos vemos na próxima!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.