Voxel

Yakuza: Of the End é detalhado pela SEGA

Último Vídeo

Img_normal

Desde o começo do mês, várias fontes têm comentado sobre o tão debatido título da série Yakuza. A última edição da revista Famitsu, por exemplo, publicou uma matéria especial focada no game conhecido como Of the End.

Ao que tudo indica, o personagem Kazuma Kiryu possuirá uma arma de fogo e deverá erradicar vários zumbis em Kamurocho e provavelmente em Tóquio também. O protagonista central e os seus companheiros simbolizam os últimos esforços da defesa dos locais “infestados”.

Masayoshi Kikuchi, produtor da franquia, disse ao site Kotaku no último dia 16 que foi o autor dessa ideia “revolucionária” (a presença de hordas de mortos-vivos). E, por mais que o título seja Of the End (“Do Fim”), a famosa série da SEGA está longe de ser finalizada.

Img_normal

Confira os relatos do produtor no que diz respeito ao futuro de Yakuza e a essa adição “bizarra”:

“Nós não queremos parar a franquia Yakuza. Em termos de propiciar entretenimento, nós estamos mortalmente sérios. Nós queremos ter a habilidade de ramificar a série e criar novas experiências. Nós fizemos isso no passado com Yakuza Kenzan, um game temático de samurais. Fazer jogos com diferentes temas é o nosso desafio para criarmos novos tipos de entretenimento.”

“Nós queremos continuamente nos desafiar a criar melhorias para a série. Nós queremos espalhar a franquia Yakuza pelos diferentes gêneros.”

O líder da franquia, Toshihiro Nagoshi, já havia comentado anteriormente que Kazuma poderia reaparecer viajando para o espaço sideral ou lutando contra zumbis. “Até onde nós sabemos, Kiryu pode se tornar um professor de jardim de infância no próximo jogo” — é outra possibilidade levantada por Kikuchi.

O produtor ainda afirmou que a SEGA está tentando não substituir Sonic no que diz respeito à mascote da companhia. “Mas eu não sou o presidente da companhia. Eu não tenho certeza se Kiryu substituirá Sonic em algum momento”, sugerindo que é muito difícil prever o futuro.

Img_normal

Nos bastidores...

A SEGA também revelou (conforme apontou o site Andriasang no dia 10 deste mês) seis personagens de suporte de Of the End. Entre eles, consta a heroína Misuzu Asaki, um misterioso integrante chamado DD e um veterano da série. Foram fornecidos os nomes e alguns detalhes dos dubladores dos protagonistas centrais.

Como ocorre em Yakuza 4, a desenvolvedora está empregando tecnologia de digitalização em 3D para criar semelhanças entre os dubladores e os personagens. Isso vale somente para os novos integrantes, visto que um dos indivíduos abaixo foi originalmente criado em Yakuza 2.

Sem mais delongas, conheça o elenco “secundário” de Of the End:

  • Tetsuo Nikaido

Este membro do Oumi Clan é dublado por Kouji Matoba, que está estrelando nos video games. O dublador disse as sessões de gravação foram difíceis porque ele teve que sentar. Além disso, Matoba ficou surpreso com o número de padrões para expressões pequenas de “reação” que ele teve que gravar (possivelmente para os diálogos textuais na tela, cujas representações sonoras são sons curtos).

  • Tomoaki Nagahama

Tetta Sugimoto, outro estreante nos games, é quem dubla este membro do Tojo Clan. Sugimoto relatou que ficou surpreso com o processo de gravação, já que as vozes são criadas primeiramente para que os movimentos labiais dos personagens sejam combinados depois. O dublador ainda descreveu Nagahama como um personagem “malvado”, mas que apresenta uma atmosfera misteriosa (traidor ou não?). Sendo assim, a voz do protagonista é um tanto neutra e superficial, sem muita personalidade.

Img_normal

  • Misuzu Asaki

A heroína é dublada por Chiaki Kuriyama, famosa pelo longa-metragem Kill Bill e pelo comercial de Resident Evil. Kuriyama ficou feliz por ser selecionada, ainda mais por ser uma fã de Yakuza. Portanto, a experiência da dubladora com os três primeiros títulos da série fez com que ela pudesse imaginar as falas de Kazuma. Além disso, ela também é fã de Majima e está empolgada com o controle da personagem.

  • DD

Encarado como um possível vilão, DD é um homem misterioso que é crucial na trama. O dublador desse protagonista é Shinnosuke Ikehata (ou simplesmente Peter), que ficou feliz por ser escolhido e teve interesse na série por um tempo. A descrição feita por Peter sobre o personagem é esta: “um ‘japonês-americano’ que está envolto em mistério até o fim”. Até mesmo a idade de DD é desconhecida.

  • Oya-san

Renji Ishibashi é o dublador do dono de um restaurante Takoyaki. Ishibashi ficou surpreso por ser chamado para aparecer em um game, mas aceitou a oferta e encarou o trabalho como um desafio. Oya-san — ou “homem velho” — profere frases curtas, mas expressivas.

Img_normal

  • Daigo Dojima

Dojima, como muitos já sabem, está presente na série desde o segundo jogo. Satoshi Tokushige é quem faz a voz do protagonista e disse que Dojima mudou bastante desde os games anteriores. Os gamers terão a oportunidade de conferir os pontos fracos do personagem e até mesmo a risada dele.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.