EUA investigam uso de IA em chamadas que imitam a voz Joe Biden; entenda

1 min de leitura
Imagem de: EUA investigam uso de IA em chamadas que imitam a voz Joe Biden; entenda
Imagem: GettyImages

Estão usando inteligência artificial (IA) para se passar por Joe Biden e desencorajar a participação de democratas nas eleições primárias desta terça-feira (23) nos Estados Unidos. As ligações falsas feitas por um indivíduo ainda não identificado são investigadas por autoridades de Nova Hampshire.

Em comunicado feito na segunda-feira (22), os investigadores reforçam que é uma ligação falsa, mesmo que a voz seja parecida com a do presidente Joe Biden. Segundo eles, a mensagem seria uma "tentativa ilegal de perturbar as eleições primárias presidenciais de Nova Hampshire e de suprimir os eleitores".

Na ligação, o farsante usa uma versão da voz de Joe Biden gerada por IA para desencorajar a participação de democratas nas eleições primárias dos Estados Unidos.Na ligação, o farsante usa uma versão da voz de Joe Biden gerada por IA para desencorajar a participação de democratas nas eleições primárias dos Estados Unidos.Fonte:  GettyImages 

O site NBC News divulgou uma gravação da ligação falsa. A voz do Joe Biden falso não é perfeita, mas pode ser suficiente para enganar eleitores desavisados.

Na gravação, é dito que eleitores democratas devem guardar o voto para as eleições de novembro. "Votar nesta terça-feira apenas permite aos republicanos na sua busca por eleger Donald Trump novamente. Seu voto faz diferença em novembro, não nesta terça", pontuam na ligação.

Contactado pelo NBC News, um porta-voz da campanha de Donald Trump negou qualquer envolvimento com a ligação falsa.

O identificador de chamadas aponta que a origem da ligação partia de um candidato democrata de Nova Hampshire, mas foi aparentemente falsificado. Atualmente, a chefe da campanha nacional de Joe Biden discute medidas para conter o problema.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.