Computadores já sabem mentir e podem treinar negociadores profissionais

1 min de leitura
Imagem de: Computadores já sabem mentir e podem treinar negociadores profissionais

Pesquisadores da USC (University of Southern California, nos Estados Unidos) acabam de divulgar resultados bem interessantes de um novo projeto que está em desenvolvimento por lá. O Instituto de Tecnologias Criativas da universidade está criando uma nova geração de robôs e inteligência artificial que pode interpretar seres humanos para mentir, blefar e convencer.

O grande foco dessa tecnologia não está em enganar pessoas, mas sim treiná-las. Em especial, a IA de USC foi desenvolvida para ajudar negociadores profissionais a melhorarem suas técnicas de convencimento. Esses "humanos virtuais" já podem ser usados para desenvolver técnicas de liderança e comunicação, mas agora estão sendo otimizados para outras finalidades.

Para mostrar as habilidades de seus sistemas, a USC criou um game que coloca os usuários em frente a uma negociadora virtual — capaz de blefar, mentir e interpretar expressões e reações. Eles devem então interagir com ela para conseguir vantagens em uma negociação virtual. Em grande parte dos casos, a negociadora virtual saiu vencedora do embate.

A inteligência artificial já pode mentir e blefar

O futuro

De acordo com os desenvolvedores, no futuro essa inteligência será capaz de interpretar até mesmo diferentes entonações em interjeições dos humanos. Com isso, espera-se que negociadores aprendam a controlar suas emoções e agir mais friamente em negociações para que consigam melhores resultados nos seus trabalhos.

Jonathan Gratch, líder da pesquisa, diz: "A coisa que mais me anima nisso é o fato de que você realmente pode colocar isso tudo em um framework matemático concreto. Nós podemos começar a demonstrar fatos  e cobrir diferentes cenários de negociação. O próximo passo é colocar os humanos virtuais na internet". Quando será que teremos acesso a isso?

......

Você acha que venceria uma negociação contra um robô? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.