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29/05/2018

DmC: Devil May Cry Review - DmC bom, mas podia ser muito melhor.

Quem já esteve na escola ou faculdade talvez tenha passado pela experiência de fazer uma prova ou apresentação em que se sentia muito confiante sobre o assunto e ao receber a nota, vê que não atingiu toda a sua expectativa ou que você não atingiu todo seu potencial, DmC da Ninja Theory sofre desta maldição, "Poxa vc é uma pessoa muito boa nessa matéria, mas poderia ter sido muito melhor". O potencial perdido: já faz uns 8 anos que o reboot teve sua primeira aparição na TGS 2010, na época eu nem tinha entrado na puberdade, mas ao ver este teaser um tempo mais tarde fiquei empolgado com esse Dante sombrio, badass e fumante de cigarro, essa era a imagem que eu tinha sobre este personagem. Revendo este teaser e comparando ao Dante que temos no game, notamos que a Ninja Theory distanciou-se daquela ideia de um Dante mais sofrido, magricela, punk e fumante, e nos trouxe um Dante que, no primeiro momento do game parece bem legal e ousado, mas sinceramente ao decorrer do game parece mais um pseudo-revoltado que gosta de xingar demônios, isso nos entrega algo bem fraco e forçado na minha opinião (esta regra também vale para o resto dos personagens). Veja bem não é que a franquia Devil May Cry seja um game que tenha um enredo maravilhoso digno de roteiro de cinema, mas pelo menos os jogos antigos tinham uma personalidade, coisa que não se acha no Reboot. Nem tudo é descartável nesse game, irei agora fazer uma comparação dos dois últimos jogos da franquia, Devil May CRY 4 e DmC. A Ninja Theory foi muito competente ao olha para o que funcionou na franquia do Demon Hunter comedor de pizza, nos trouxe uma mecânica de combate dinâmica com combos variados em suas armas e muito rock pesado misturado com eletrônica para dar aquela empolgação quando o rank grita "SAVAAAGE", a arte do game também é muito bonita valendo mencionar aqui a fase "Lilith's Club" que possui tanto uma música alucinante quanto a um visual de cair o queixo. Quanto a isso o jogo não deixa a desejar, maaas tratando-se de luta contra Boss, olha... aí complica e muito, poderia ser muito melhor e mais excitante essas batalhas a única realmente que senti um certo alívio de ter ganhado foi contra o Bob Barbas que trouxe um desafio entanto, de resto não foi tão legal assim eu só queria acabar logo para poder avançar na história, não tive um desafio muito engrandecedor. Falando nas armas: Olha, o arsenal é pesadíssimo, digno de vários combos, destruição e estilo, se não fosse a horda de inimigos coloridos que te obrigam a utilizar um padrão específico, anjo ou demônio, e isso é um limitador horrível para o jogador, vamos trazer o DMC4 para compararmos, o Nero no inicio de game não possui tantas armas, ok, mas o jogo não te limita a usar uma arma especifica para cada inimigo, então você tem uma liberdade estrondosa para fazer de saco de pancada aqueles demônios não importando se você esta usando arma X ou Y, para quem já se aventurou no modo "Legendary Knight" sabe que hordas e hordas são deliciosamente gratificantes de destruir usando varias ferramentas disponíveis e quando você obrigatoriamente tem que usar arminha vermelha ou arminha azul pq o inimigo é coloridinho, não há diversão nisso, mata um pouco da criatividade e do prazer do player "por quê diabos eu tenho que usar a foice pra pra matar esse bicho de gelo? Eu to afim de partir ele ao meio com meu machado!". Enfim o DmC, falta personalidade, história, mais liberdade ao jogador na gameplay. Se você quiser jogar vá com isso em mente, eu joguei, não me arrependo, só fico triste em ter jogado algo que poderia ser incrivelmente muito melhor pra caramba, e ter jogado um game legal que se torna chato com o tempo, potencial perdido é um bom termo para descreve-lo(agora eu entendo o que a minha professora quis me dizer no Ensino Médio) vale a pena e uma dica: NÃO JOGUE A EXPANÇÃO DO VERGIL! é um porre.

Ficha Técnica

Data de lançamento
15/01/2013
Classificação
Para maiores de 17 anos
Desenvolvedora
Distribuidora
Número de jogadores
1-1
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