Imagem de Dead Space 3
Imagem de Dead Space 3

Dead Space 3

Nota do Voxel
85

Isaac Clarke está de volta e desta vez está em boa companhia para aniquilar os Necromorphs [vídeo]

Quando o primeiro Dead Space foi lançado em 2008, muita gente perdeu o sono por algumas semanas enquanto ajudava Isaac Clarke a vencer uma batalha contra os perversos Necromorphs. Quase três anos mais tarde, foi a vez de Dead Spacechegar ao mercado para provar que a franquia poderia sim se consolidar como sendo uma das mais promissoras da última década.

Neste ano, eis que a Electronic Arts e a Visceral Games se uniram para lançar mais um capítulo das aventuras do heroico Isaac Clarke, que desta vez terá a companhia de John Carver. Graças a esta união, os jogadores ainda terão mais uma chance de experimentar um game do gênero survival horror, que não tem sido muito popular nos consoles da sétima geração.

Com isso, a primeira característica que é importante ser mencionada antes que esta análise prossiga é que o caráter de terror deste terceiro Dead Space foi mesclado à ação e ao tiroteio. Portanto, os jogadores que estão mais habituados aos dois primeiros games da série certamente notarão uma queda no número de sustos e de locais aterrorizantes — como acontecia no início da franquia.

Img_normal
Logicamente, a gravidade zero (“zero-G”) ainda é uma realidade no game, e o desmembramento de inimigos continua sendo a maneira mais inteligente de encarar os monstros. Os passeios espaciais aumentaram, e a presença de John Carver vai dar um novo gás nas aventuras do azarado engenheiro (com conhecimentos alienígenas) Isaac Clarke. Será que vai prestar?

A franquia Dead Space foi construída sobre uma base extremamente sólida proporcionada por dois títulos inaugurais, que surpreenderam a grande maioria dos críticos e conquistaram um lugar cativo no gênero survival horror. Muitas pessoas tentam comparar os games da série a Resident Evil ou mesmo ao primo distante Mass Effect.

Img_normal
Mas o fato é que a jogabilidade e a atmosfera entregues por Dead Space a tornam uma séria única em um mundo de cópias. A relação entre o jogador com o protagonista apenas pelos dados exibidos nas costas da armadura cria uma relação muito mais intimista. Tudo isso, acrescido de uma mecânica de combate inteligente e de possibilidades quase infinitas de construir e evoluir itens, armas e armaduras, faz com que Dead Space 3 seja um jogo memorável.

Infelizmente, a nota do jogo só não é maior porque, em relação a Dead Space 2, as mudanças não foram tão significativas assim. Em outras palavras, do primeiro para o segundo título tivemos um avanço brutal. Do segundo para o terceiro houve alterações, excelentes por sinal, mas as essências dos jogos ainda são muito parecidas. Ainda assim vale muito a pena!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.