Imagem de Dust 514
Imagem de Dust 514

Dust 514

Nota do Voxel
68

Uma experiência inesquecível... Para os fãs de EVE online

Dust 514 é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) lançado em maio deste ano exclusivamente para o PlayStation 3 e que pode ser adquirido pelos membros da PlayStation Network sem quaisquer custos de adesão. As únicas requisições obrigatórias são ter um considerável espaço em seu HD para baixar o game (só a atualização inicial conta com 1,3 GB de tamanho) e ter uma conexão que não vá lhe deixar na mão, pois o game é online.

Falando em conexão, antes de poder jogar Dust 514 pela primeira vez é preciso obrigatoriamente baixar todas as atualizações que já foram lançadas para o game. Em outras palavras, se você está pensando em baixá-lo e já sair metendo pipoco em geral, é melhor pensar duas vezes. A atualização atualmente conta com quase 1,5 GB e não é possível fazer download em segundo plano nem nada do gênero.

Depois dessa maratona de “descargas”, como diriam os portugueses de Portugal, ainda é preciso ressaltar mais um dado fundamental antes de encarar as emoções desse MMO FPS. A produção é uma espécie de spin off do grandioso game EVE Online, desenvolvido pela CCP, e é de crucial importância que você dê uma boa estudada sobre a pedra fundamental deste braço em primeira pessoa da série.

Fazendo a lição de casa

Assim, vale lembrar que EVE é um MMORPG online que leva os jogadores a assumirem uma posição dentro de um universo gigantesco de ficção científica. O espaço é inteiramente acessível para a humanidade através de portais espaciais (chamados stargates). A locação central das galáxias é chamada de New Eden e o controle desse ambiente é dividido entre o Amarr Empire, Caldari State, Gallente Federation e a Minmatar Republic.

O título original coloca os gamers no controle de naves espaciais, na condição de membros de alguma das corporações acima, seguindo ou não a linha de atuação de cada uma delas. É aí que podemos inserir Dust 514. A novidade da CCP entrega uma jogabilidade em primeira pessoa, na qual os ambientes de combate são totalmente influenciados pelas campanhas no MMORPG original.

Img_normal

Dust 514 oferece quatro modalidades diferentes de jogatina. As duas primeiras delas são uma espécie de releitura do que existe em CoD e BF3, sendo Team Deathmatch e Team Deathmatch com Power-ups. A terceira e a quarta são as famosas “capture o ponto”, com a diferença que em uma você precisa dominar vários locais e na segunda apenas uma região.

Será que vale a pena entrar nessa massiva aventura que já tem a pré-aprovação de milhões de pessoas? Vamos conferir.

Dust 514 é um jogo de tiro em primeira pessoa que consegue apresentar uma curva de aprendizado realmente complexa. Isso é uma característica muito importante, pois pode colocar o título tanto em um patamar de admiração quanto deixá-lo em uma situação que beira a mediocridade, pois ele abusa das referências do outro game.

A proposta de Dust 514 é inacreditavelmente boa, praticamente um sonho para quem é jogador assíduo de Eve Online. O universo da franquia é retratado com muita fidelidade e a enorme carga de conteúdo que os gamers já absorveram durante as milhares de horas vividas no MMO intergaláctico serão fundamentais para aproveitar com totalidade a experiência em primeira pessoa.

Justamente essa característica é o que “pesa demais” em Dust 514. Em outras palavras, podemos dizer que ele é o famoso jogo “bom para quem gosta”, pois quem tentar conhecer a fama de EVE Online começando por Dust vai encontrar um FPS bastante morno, cheio de mistérios e extremamente confuso.

Assim, é preciso reconhecer que, se você chegou agora na história de EVE, Dust 514 consegue ser apenas um FPS mediano. Por outro lado, por se tratar de um jogo gratuito, vale a pena baixá-lo e vê-lo com seus próprios olhos a fim de saber se esse novo universo vai conseguir roubar sua atenção.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.