Polêmica: Facebook estaria roubando bilhões de views em vídeos

1 min de leitura
Imagem de: Polêmica: Facebook estaria roubando bilhões de views em vídeos

Cerca de um ano atrás, você certamente abria o YouTube muito mais vezes do que faz hoje. Com o crescimento do sistema de vídeos do Facebook, está cada vez mais fácil ficar conectado à rede social — sem precisar ir até o serviço de streaming da Google. Você deve saber do que estamos falando, não é mesmo? E quanto mais isso fica evidente, mais cresce também a polêmica.

Recentemente, o Facebook anunciou que tinha atingido a incrível marca de 8 bilhões de visualizações de vídeos por dia. Apesar de isso deixar muita gente feliz, há um enorme número de criadores de conteúdo que não está nada satisfeito com a novidade, e o motivo para isso é bem polêmico, pois há quem diga que o Facebook está roubando bilhões de views dos criadores de conteúdo.

O canal In a Nutshell fez o vídeo que você pode conferir no topo desta notícia para explicar exatamente como isso funciona — caso as legendas não sejam ativadas automaticamente, basta clicar sobre o ícone que está próprio player.

Como acontece

De acordo com o vídeo, o Facebook é responsável pela exibição de conteúdos com muita facilidade e não se opõe à reprodução de material que não respeita direitos autorais. Com isso, milhões de vídeos são roubados do YouTube e replicados na rede social sem fazer qualquer menção aos verdadeiros criadores — tirando receita dos anúncios que estavam no conteúdo original.

Com isso, o Facebook aumenta o tempo que os consumidores ficam nas suas páginas consumindo os anúncios que estão ali. Além disso, ainda existe um truque que maquia a quantidade de visualizações: basta que três segundo do vídeo sejam exibidos (mesmo sem som) para o view ser válido, o que geralmente acontece com o próprio autoplay.

Kurz Gesagt (do canal já mencionado) diz: "O Facebook anunciou que atingiu 8 bilhões de views de vídeos por dia. Esse número é criado em cima de mentiras, trapaças e o pior de tudo: roubo. Tudo isso é amplamente sabido, mas o gigante da mídia que é o Facebook finge que está tudo bem. Enquanto isso, criadores independentes são prejudicados. Como isso pode funcionar?"

......

Você acha que o Facebook está roubando views de criadores de conteúdos? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.