Imagem de Professor Layton and the Miracle Mask
Imagem de Professor Layton and the Miracle Mask

Professor Layton and the Miracle Mask

Nota do Voxel
90

Mesmo em uma nova plataforma, Hershel Layton mantém seu charme e sua astúcia

Afinal, qual o segredo por trás do sucesso dos portáteis da Nintendo? A empresa já se tornou referência no assunto e, por mais que a concorrência lance produtos tecnicamente mais potentes, a “Big N” continua à frente em termos de popularidade e números de venda. Qual a mágica por trás disso?

As possibilidades são variadas, indo desde o apelo ao público casual até a força das franquias exclusivas, como Pokémon e as investidas de Mario no mundo de bolso. No entanto, não podemos descartar a posibilidade de o sucesso desses consoles estar exatamente na coragem que a Nintendo e as demais produtoras têm em experimentar e em apostar em novos formatos.

Img_normal
Mais do que simplesmente tentar recriar experiências que os consoles de mesa já oferecem, estúdios como a Level-5 investem em propostas fora do padrão que exploram exatamente as características únicas de cada aparelho e fazem com que o resultado seja totalmente diferente daquilo que você já viu. E a série Professor Layton é um dos maiores exemplos disso.

Se formos olhar friamente, o game é apenas um amontoado de puzzles e quebra-cabeças que vão testar a percepção e o raciocínio lógico dos jogadores. Mas a forma com que tudo isso é construído é tão única que a franquia logo se consolidou como um dos títulos mais encantadores do DS. E depois de muita espera, o icônico professor faz sua estreia no 3DS para mostrar que um bom jogo é aquele que faz com que você precise pensar — e não apertar um gatilho.

Por mais excelente que Professor Layton and the Miracle Mask seja, ele não é um jogo para todos os públicos. Como ele é focado inteiramente nos diversos puzzles, a ação é bem simples, se resumindo a perseguições a cavalo e outros eventos menores. Todo o restante do jogo é baseado em diálogos e quebra-cabeças.

Img_normal
Para quem já acompanha a série, isso não é um problema, já que ele mantém a estrutura dos títulos anteriores, apenas com melhorias na apresentação por conta do potencial do 3DS. Porém, quem está tendo seu primeiro contato com a série e espera encontrar algo mais agitado, as chances de frustração são enormes.

No entanto, isso não significa que Miracle Mask é um jogo ruim. Muito pelo contrário: mesmo com alguns deslizes menores em termos de mecânica, ele continua com a excelente essência da série e consegue oferecer uma experiência ainda mais desafiadora e viciante. Dando continuidade à fórmula de sucesso da Level 5, a nova aventura de Hershel Layton é a prova de que tiros, explosão e sangue não são exigência para se fazer um bom jogo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.