Imagem de The Bureau: XCOM Declassified
Imagem de The Bureau: XCOM Declassified

The Bureau: XCOM Declassified

Nota do Voxel
70

Um XCOM que não é um XCOM

XCOM é uma franquia bastante conhecida no mundo dos games, surgida na primeira metade da década de 1990. A última empreitada dos produtores da série foi XCOM: Enemy Unknown, que foi lançado no ano no último trimestre de 2012 e recebeu uma grande aprovação da crítica e dos jogadores de plantão.

Como de costume, a saga trata sobre invasões alienígenas ao planeta Terra e os contra-ataques humanos, que a duras penas buscam mesclar a nossa tecnologia com aparatos capturados dos visitantes indesejados para conseguir poder de fogo suficiente. No entanto, a nova produção da 2K Marin pretende dar um passo mais largo do que apenas dar continuidade a esses RTS.

Ao contrário do que muitos afirmavam até meados de 2013, The Bureau: XCOM Declassified Declassified é um jogo de tiro em terceira pessoa. Ele não se trata de um FPS (tiro em primeira pessoa), como se esperava anteriormente, e o desenvolvimento da obra já havia passado pelas mãos de outra empresa antes de finalmente chegar à 2K Marin.

Com isso, podemos confirmar que a temática deste novo título não foge totalmente aos eventos anteriores da série. Na realidade, a intenção é construir uma narrativa que se passe anterior aos demais jogos, levando os jogadores aos Estados Unidos da década de 1960. Nessa época, o país se armava como podia para enfrentar as investidas soviéticas durante a Guerra Fria e, como toda boa história americana paranóica, o governo secretamente administrava uma poderosa agência, pronta para reagir a uma invasão.

Jurisdição: planetária

No entanto, o que deveria ter sido uma reserva estratégica pronta para cuidar de problemas políticos, acabou se tornando uma organização muito maior, com a finalidade de proteger o planeta inteiro de ataques alienígenas. Mas não se esqueça de que a população mundial não pode ficar sabendo dessas invasões, nem tampouco dos visitantes indesejados. Pois, caso isso acontecesse, haveria pânico generalizado, e de problemas sérios ao redor do globo.

Img_normal

Além disso, a 2K Games não se esqueceu das raízes estratégicas de XCOM e preparou alguns elementos em The Bureau para fazer com os gamers se sintam em casa com o jogo. Trata-se de uma função de comando que você exerce sobre sua equipe, distribuindo comandos, mandando e desmandando a tarefa que cada membro deve executar.

Então, a guerra secreta que você vai travar em The Bureau: XCOM Declassified será muito mais estratégica do que se pode imaginar. Enfim, tudo isso é permeado por um visual à Cowboys & Aliens, incluindo a interpretação de “machão” do protagonista da história — o agente William Carter. Será que essa espécie de “XCOM que não é um XCOM” vai vingar? Vamos conferir na sequência.

The Bureau: XCOM Declassified é um game que passou por muitos problemas durante sua fase de pré-produção, sendo que ele até foi cotado anteriormente como sendo um FPS. Questões de desenvolvimento à parte, a 2K Games investiu bastante na divulgação do título antes de seu lançamento, liberando semanalmente material em vídeo e imagens muito empolgantes do que estaria por vir.

Talvez principalmente por essa razão, o novo título da franquia XCOM acabou frustrando um pouco quem ainda não tinha jogado nenhum jogo da série e mais ainda a quem já era fã e estava esperando por algo mais próximo aos RTS anteriores. Mesmo assim, o sistema de combates estratégicos de The Bureau é sem dúvidas o grande trunfo da obra e pode ser o ponto mais importante para que valha a pena você se sentar e encarar essa história até o fim.

Fora esse ponto, o game conta com vários pequenos defeitos estruturais, de cunho mais pessoal, como o andamento (e o desfecho) do próprio enredo da aventura. Vale ressaltar que os controles foram claramente desenvolvidos para consoles, o que torna a jogatina no computador bastante cansativa, a não ser que você use um controlador de video game.

Enfim, The Bureau: XCOM Declassified é um jogo que falou demais e não fez tanto, mas mesmo assim pode fazer com que aquele seu feriado chato e chuvoso seja divertido e muito estratégico!

Este jogo foi adquirido pelo Baixaki Jogos para a realização desta análise.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.