Olimpíadas: usuários do Waze podem evitar áreas de risco com novo recurso

1 min de leitura
Imagem de: Olimpíadas: usuários do Waze podem evitar áreas de risco com novo recurso
Imagem: Lifehacker

Se mesmo para quem vive na Cidade Maravilhosa seguir de forma desatenta as direções dadas por aplicativos de navegação pode resultar em uma visita a locais nada amistosos – como regiões controladas pelo crime organizado –, o que dizer dos visitantes e estrangeiros que chegam pela primeira vez ao Rio de Janeiro? Para reduzir o número de casos como esse – e de olho nos turistas atraídos pelos Jogos Olímpicos –, o Waze lançou um novo recurso para garantir a segurança dos usuários na capital carioca.

A funcionalidade foi ao ar na na última terça-feira (2) para quem atualizou o app em suas versões para Android e iOS. Chamada de “Crime Risk Alerts”, a ferramenta é como um alerta para áreas identificadas como arriscadas ou perigosas. O funcionamento da novidade é muito simples: se ao preencher o campo de destino você entrar com um endereço que esteja enquadrado dentro das 25 regiões com um alto índice de criminalidade, o software exibe avisos bem claros dos riscos que o local representa.

Os alertas avisam claramente sobre os riscos de determinados endereços no Rio

“Cuidado, esse destino é uma área com alta probabilidade de crimes”, alerta o texto que acompanha um ícone vermelho na forma de ponto de exclamação. O mais interessante é que o recurso é inteligente e avisa o cliente sobre a situação mesmo se ele acabar passando por esses pontos enquanto dirige para outra localidade. A base de dados dessas informações vem do acervo do Disque Denúncia, mas todo o material é confirmado por pesquisadores e editores do Waze antes de serem integrados ao sistema.

Mostre a força da sua torcida no aplicativo

Claro que nem todas as novidades do aplicativo estão relacionados à criminalidade. Para celebrar o início oficial da Rio 2016, nessa sexta-feira (5), o programa adicionou uma nova opção de narração, Técnicos de Esportes, bastando ir ao menu de Voz para habilitar o item. Adicionalmente, é possível modificar seu perfil Waze para que o avatar exiba a bandeira de um dos países participantes dos Jogos – mostrando quem merece o seu apoio durante a competição esportiva.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.