Imagem de Lucidity
Imagem de Lucidity

Lucidity

Nota do Voxel
79
Ficha Técnica
Lançamento: 07/10/2009
Desenvolvedora: LucasArts
Distribuidora: LucasArts
Resumo
Lucidity é uma pitoresca e bela mistura entre conto da carochinha, Tetris e ação em 2D que mistura em um mesmo jogo puzzles e ação em plataforma, conforme você guita a menina Sofi através de um ambiente onírico que beira às vezes chega a beirar a psicodelia. Em termos de visual e estilo, o game da LucasArts lembra muito o sucesso de críticas, Braid, e também a reinvenção do clássico A Boy and His Blob.

Tal qual um típico ambiente de sonho, a parte de fora da casa de Sofi assume a forma de um enorme pântano meio sem pé nem cabeça. Em seguida, sem nenhum motivo aparente, ficam claros os objetivos do jogo: você deverá guiar Sofi através de fases em movimento contínuo enquanto faz o possível para coletar o máximo de vaga-lumes; ao final da fase, um postal de sua avó aguarda em uma caixa de correio.

A ideia é realmente simples. Mas é aí que vem a grande dificuldade de Lucitity. Basicamente, a ideia aqui é realmente fundir uma ação em 2D com o raciocínio típico de Tetris. Conforme Sofi progride através dos cenários, você deverá provê-la das estruturas necessárias para não acabar recheando o fundo de um abismo ou mesmo virando a refeição de uma das estranhas criaturas que habitam os seus sonhos.

Dessa forma, você pode utilizar uma tábua para servir de plataforma (ou mesmo para evitar um precipício que levaria Sofi novamente ao início da fase), ou ainda um ventilador para alçar Sofi até algum lugar mais elevado do cenário. Já o estilingue serve para arremessar a menina a longas distâncias horizontais, enquanto os tênis com molas, como já era de se esperar, servem para saltar e alcançar locais elevados.