Imagem de Odin Sphere
Imagem de Odin Sphere

Odin Sphere

Ficha Técnica
Lançamento: 29/05/2007
Desenvolvedora: Vanilla Ware
Distribuidora: Atlus
Nº de Jogadores: 1-1
Resumo
Odin Sphere é um RPG de ação 2d desenvolvido pela softhouse japonesa Vanillaware, empresa famosa por Princess Crowne para o console Saturno. O primeiro fator que chama a atenção é o apelo gráfico, que lembra sutilmente alguns contos de fadas infantis, porém com temática mais pesada, densa. O restante dos aspectos estão totalmente de acordo com a apresentação dos RPGs nipônicos: personagens cativantes, enredo que envolve o fim do mundo e uma trilha sonora bonita e simples ao mesmo tempo.

Em Odin Sphere, a história narra a história do rei Valentine, um nobre senhor que cuida muito de seus cidadãos. Eis que um dia, na melhor das intenções, ele resolve se aventurar em fazer um feitiço poderoso e arriscado. O resultado é que a magia se volta contra ele, tornando-o uma criatura agressiva e paranóica. Os resultados são guerras e mais guerras, que só terminam com um fenômeno que provova o sumiço de todo o seu povo. Logo é descoberto por 2 reinos vizinhos que a causa desse desaparecimento foi a existência de um grande e magnífico artefato. Ambos os reinos, ambiciosos, declaram uma guerra entre si para capturar o item mágico. Inicia-se, nesse contexto, as aventuras do jogador.

A jogabilidade promete alguma ação, porém, os desenvolvedores foram enfáticos ao dizer que a estratégia e o pensamento tático serão bastante requisitados, mesmo que Odin Sphere lembre os jogos de plataforma 2d — tipicamente formulados pela seguinte lógica: pule + ataque + bata neles. A trilha sonora é cheia de melodias suaves, que colaboram para reafirmar o aspecto surreal desse título japonês.