Brigas emocionantes e belas lutadoras na palma da sua mão

Dead or Alive é uma das séries de jogos de luta mais consistentes do mundo dos games. Mesmo assim, parece que a franquia nunca conseguiu alcançar o sucesso estrondoso de um Street Fighter ou Tekken, apesar de manter a sua fiel base de fãs.

Com o lançamento de Dead or Alive 5, um dos únicos jogos da série que realmente chegou a todos os consoles da geração atual, o Team Ninja e a Tecmo Koei resolveram fazer um título mais competitivo. Conforme você pode ler na nossa análise, o game conseguiu se mostrar competente ao que se propôs, apesar de alguns tropeços.

Img_normal

Agora, chegou a hora de analisarmos a versão para o PS Vita, lançada pela SEGA, que promete trazer toda a emoção do game dos consoles para o portátil da Sony. Será que o Team Ninja e a nova publisher foram felizes na sua tarefa?

Dead or Alive 5 Plus é um jogo que ainda vai agradar aos fãs da série, assim como àqueles que curtiram a versão do título para Xbox 360 e PlayStation 3, mas, se você esperava por algo realmente novo, não encontrará neste título.

Se o PS Vita é o seu único video game e você gostaria de um jogo de luta divertido, desafiador, com bons comandos e gráficos, Dead or Alive 5 Plus é uma boa pedida. Ele não chega a ser extraordinário, mas consegue divertir bastante. No final das contas, não é esse o objetivo?

A experiência do console em versão reduzida

Uma coisa que não pode ser ignorada é que o PS Vita é um portátil com poder de console grande. Vários jogos já mostraram isso, e Dead or Alive 5 Plus não é diferente. Quando comparado com a versão de PlayStation 3, o título consegue apresentar praticamente a mesma experiência no portátil.

Img_normal

Por contar com funções como o Cross-Play, era de se esperar que o jogo seria pelo menos parecido com sua versão para consoles, mas a semelhança é impressionante. Pequenos detalhes são perceptíveis, principalmente em relação aos gráficos do game, mas apenas se você já tiver jogado em outras plataformas. Se Dead or Alive 5 Plus é o seu primeiro contato com o título, ele certamente o deixará impressionado com suas qualidades gráficas.

Os comandos do game são idênticos aos da versão dos consoles, que já eram bons por si só. Depois de poucos minutos se acostumando com os botões e o próprio design do PS Vita, é fácil sair emendando combos nos inimigos.

Cutuque, belisque e esfregue para poder ganhar as lutas

Apesar do título bizarro, ao jogar Dead or Alive 5 Plus as ações descritas ali começam a fazer sentido. A grande novidade do game é o seu suporte ao touchscreen do PS Vita, utilizado em um tipo específico de batalha.

Jogando com o portátil na posição vertical ou horizontal, você não vê mais o seu personagem, assumindo uma visão em primeira pessoa durante as lutas. Em vez de utilizar os botões para sair dando socos e chutes, você deve aplicar movimentos na tela, como cutucar, beliscar e esfregar seus dedos para vencer.

À primeira vista, a função pode parecer boba, mas consegue divertir bastante. Ela não é perfeita, já que, em certos momentos, você se encontrará em uma situação em que apenas esfregará os dedos de qualquer maneira, sem prestar muita atenção na estratégia de luta.

De qualquer forma, o modo “Touch Fight” consegue mostrar um jeito diferente de jogar Dead or Alive 5 Plus, que certamente vai prender a atenção de muita gente.

Um mundo inteiro para sair descendo a porrada

O modo online do jogo é surpreendentemente divertido, apresentando servidores mais rápidos que os usados durante o lançamento da versão de PlayStation 3. Não foi difícil encontrar oponentes, que podem estar jogando em um console ou em um PS Vita.

Img_normal

O sistema de matchmaking de Dead or Alive 5 Plus também é bem interessante. Conforme você joga e vence algumas lutas, o seu ranking vai aumentando, como em quase todos os jogos de luta da atualidade. O game busca oponentes dentro do seu nível, gerando batalhas que conseguem ser desafiadoras e divertidas.

Novidades de verdade: onde estão vocês?

Quando jogos ganham uma versão para um portátil, eles geralmente acabam se mostrando como formas reduzidas e mais limitadas do game para console. Dead or Alive 5 Plus sofre de um mal que vem acometendo diversos ports para o PS Vita: ele não traz nenhuma novidade significativa em relação à versão dos consoles.

Img_normal

O jogo que você jogou no PlayStation 3 é praticamente o mesmo no Vita. Os pontos que ele acertou, como jogabilidade ou belos gráficos, estão na versão do portátil, assim como seus defeitos. A impressão que fica é que o Team Ninja pegou o jogo e apenas incluiu um modo que, apesar de ser divertido, não acrescenta em nada ao título.

A ideia de um jogo praticamente idêntico entre um console e um portátil pode ser vista por alguns como um ponto positivo, mas a ideia de Dead or Alive 5 Plus não trazer um “algo mais”,  um “plus”, além de apenas “jogar em qualquer lugar”, decepciona.

70 psvita
Bom