Imagem de Quantum Conundrum
Imagem de Quantum Conundrum

Quantum Conundrum

Nota do Voxel
79

Descubra como utilizar simples alterações dimensionais para resolver puzzles complexos

Quantum Conundrum é o novo título de Kim Swift, a premiada idealizadora do game Portal. A desenvolvedora deixou a Valve para se aliar à Airtight Games, na qual liderou um projeto próprio que resultou no presente jogo. Como não poderia ser diferente, a obra é movida por um enredo cômico, no qual você assume o papel do sobrinho de 10 anos do cientista maluco Fritz Quadwrangle.

O professor ficou preso em algum tipo de fenda dimensional e precisa de sua ajuda para sair de lá. Para tanto, seu tio lhe empresta uma luva que têm o poder de controlar fendas dimensionais dentro da mansão, capazes de moldar a realidade conforme suas necessidades. Ao todo, são quatro possibilidades de alteração dimensional: deixar as coisas 10 vezes mais leves, tornar os objetos dez vezes mais pesados, desacelerar o tempo ou inverter a gravidade.

Para poder usar cada uma dessas habilidades, é necessário que você encontre uma bateria específica, que quando acoplada a um gerador permite que “o poder” seja utilizado. Você só pode usar uma alteração de cada vez, mas pode variar rapidamente entre eles;

Quantum Conundrum é parecido com Portal em essência, mas na prática as coisas são bem diferentes. Será que a dona Kim Swift conseguiu executar sua obra com a mesma maestria do jogo anterior? Vamos conferir.

Quantum Conundrum é um game que explora a capacidade intelectual dos jogadores, assim como a família Portal já fazia. A semelhança entre os games é notória, porém a variedade nos desafios é diferente. Se você já está acostumado com a forma de pensar para resolver os puzzles do título de Chell, começará a jogar Conundrum com algumas horinhas de vantagem.

Os puzzles propostos em cada um dos ambientes da mansão começam fáceis e vão ficando cada vez mais complexos, fazendo com que você use toda a sua capacidade lógica para conseguir resolvê-los. No entanto, por mais difícil que uma situação se apresente, as resoluções são sempre lógicas e justas. Assim, dificilmente você se sente frustrado quando descobre como sair de uma situação complicada.

Os problemas basicamente consistem em algumas situações nas quais você para de resolver puzzles e se torna um personagem de game de plataforma; outras partes menos favorecidas são as repetições dos cenários e alguns probleminhas de queda brusca de frames. Isso pode tornar a jogatina potencialmente chata em locais que você demore muito para encontrar a solução ou que tenha que ficar voltando no mesmo local.

Fora isso, Quantum Conundrum é um game incrível, que tem a qualidade de fazer os jogadores se perderem (quase literalmente) no tempo. Vale a pena!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.